Cria eventos fantásticos que os teus sócios vão adorar em 5 passos simples
por Jo Bryce
Proporcionar uma experiência de clube consistentemente motivadora é fundamental para conquistar o coração e a mente dos sócios, para que fiquem contigo durante muito tempo. Organizar eventos é uma excelente forma de aumentar o entusiasmo e fazer com que todos falem do teu clube – começa com estes 5 passos simples.
Uma das táticas mais experimentadas e testadas em que os clubes podem confiar para aumentar a sua base de sócios é a criação de eventos memoráveis.
Há muito que os eventos são a base de um clube próspero. Continuam a ser a lembrança mais poderosa da razão pela qual os sócios se apaixonaram pelo teu clube em primeiro lugar e servem como um exemplo fantástico de todas as coisas que o teu clube pode oferecer e que as apps de fitness não podem. Os grandes instrutores, os treinos vibrantes e um forte sentido de comunidade vêm ao de cima, proporcionando aos sócios uma experiência de fitness emocionante e divertida.
Tal como todas as melhores coisas da vida, o fitness é uma experiência que é melhor quando partilhada com outras pessoas. A investigação sobre o “efeito de grupo” diz-nos que os treinos são mais motivantes e agradáveis quando fazemos exercício em conjunto, enquanto obtemos melhores resultados.
Assim, como a procura de experiências de fitness ao vivo por parte dos consumidores continua a crescer, que melhor forma de acelerar a recuperação pós-pandemia do teu clube do que organizar um evento fantástico? Aqui estão 5 passos simples para começares:
1. UTILIZA AS TUAS ESTRELAS
A ligação é um fator chave para a motivação dos sócios, por isso, garantir que os teus melhores talentos iluminam o palco é o primeiro passo para planeares um evento imperdível. 79% dos sócios afirmam que os instrutores são extremamente importantes, sendo a qualidade do instrutor o fator mais importante para os participantes escolherem os treinos de grupo. A definição e o anúncio rápido do teu A-Team irão encorajar o interesse antecipado e gerar entusiasmo para a experiência ao vivo.
Assim que as tuas estrelas estiverem definidas, pede aos instrutores que promovam o evento durante as suas aulas e nas redes sociais, ajudando os sócios a associar o teu evento ao seu instrutor preferido. Todo o clube deve estar a par dos planos, por isso, certifica-te de que todos os elementos da equipa estão informados para perguntar aos sócios se vão ao evento, relembrando-os dos excelentes treinos e atividades que tens planeados para o dia.
2. ESPALHA A PALAVRA
Os sócios são o teu canal de marketing mais poderoso para os teus eventos. A magia de um treino motivador faz com que os praticantes de exercício em grupo indiquem mais 20% de novos sócios do que alguém que treina sozinho, sendo que um em cada dez praticantes de exercício em grupo indica mais de 10 novos sócios para as suas instalações (Qualtrics 2019).
A criação de eventos de qualidade é uma forma de garantir um fluxo constante de vitórias no boca-a-boca. As recomendações dos sócios aumentarão a participação, por isso encontra uma forma de recompensar a sua lealdade. As vantagens das recomendações são uma excelente forma de incentivar os sócios existentes e de lhes lembrar o quanto o seu apoio é importante.
Um material promocional apelativo e de alta qualidade é também fundamental para fazer chegar o evento ao teu público. Se já és um parceiro Les Mills, não te esqueças de utilizar o conjunto de recursos disponíveis através do Marketing Studio.
Vladislav Rojnov, proprietário do clube moldavo EcoSport Gym, afirma: “Ter acesso a recursos de vídeo e fotografia de classe mundial é uma grande vitória no que diz respeito à promoção do nosso clube nas redes sociais e à construção da nossa marca. Significa que temos menos uma coisa com que nos preocupar e podemos concentrar-nos em gerir um clube de alta qualidade.”
3. TRABALHA O FATOR “UAU”
Um evento é uma excelente forma de atrair visitantes para o teu clube, mas não te esqueças de ter em conta a forma como os novos visitantes irão ver o teu estúdio. A experiência dos sócios começa quando entram nas tuas instalações e continua em todos os aspetos do clube. Pode influenciar a resposta emocional dos sócios à sua experiência prestando atenção ao que veem, ouvem e sentem em cada área do clube.
Isto também se aplica à atmosfera do teu estúdio. O guru do design de fitness Rudy Fabiano explica o papel fundamental que os espaços de treino desempenham na formação de ligações emocionais duradouras para os sócios. “Os treinos de grupo não são apenas uma aula, são um espetáculo”, diz ele. “Por isso, o estúdio tem de apoiar esse desempenho e elevá-lo através do design e da forma como faz com que os sócios se sintam.”
4. INOVA
Investir em tecnologia inovadora ajudou o Crunch Fitness, West Florida, a melhorar o perfil do clube e a capacidade de marketing dos eventos. Christian Dyer, Membership Engagement and Social Director, afirma: “Algo que eu recomendaria a todos os clubes é a compra de uma câmara de 360 graus. Podes mesmo lançar uma transmissão em direto no Facebook com uma câmara de 360 graus. Fizemos isso para uma das nossas grandes inaugurações e foi um sucesso absoluto.”
O conteúdo capturado no evento do teu clube pode ser utilizado como parte de uma estratégia de marketing mais ampla, como explica Christian: “Captamos o conteúdo de aulas com muita energia e depois utilizamos esse conteúdo para ajudar a promover aulas em intervalos de tempo que não estão a ter um desempenho tão bom.”
Dar a conhecer a atmosfera positiva do teu clube é fundamental para encorajar os mais reticentes a entrar no espaço de treino em grupo. Ao mostrar as ligações pessoais que os teus sócios atuais têm com os instrutores, eles começam a imaginar-se como parte dessa comunidade.
5. FAZ DE NOVO!
Os grandes eventos do clube não precisam de ser um caso único. Criar regularmente experiências de fitness que mudam a vida e que os teus sócios vão adorar reforça a alegria de fazer exercício no teu clube e recorda-lhes que estão juntos nisto a longo prazo, com muito por que esperar.
Os benefícios de reunir os sócios com frequência é uma fórmula vencedora para o JCC em Bridgewater, New Jersey. Ao utilizar eventos para apoiar o seu foco na comunidade dentro do clube, estão a ultrapassar as métricas pré-pandémicas do clube.
A Diretora de Fitness, Jess Kichura, afirma: “Coisas como os lançamentos trimestrais da Les Mills são pilares do calendário que ajudam a dar destaque ao nosso programa, mas também organizamos viagens de um dia e noites de jogos que não têm nada a ver com fitness e que têm tudo a ver com o aumento do sentido de comunidade.”
Com dois terços dos praticantes de exercício físico a manifestarem preferência por treinar em grupo, um calendário de eventos repleto de atividades que ofereça amplas oportunidades de socialização é fundamental para criar uma ligação emocional duradoura com os sócios. A viagem para o sucesso começa com os teus primeiros passos simples – e não há melhor altura do que hoje!
Morada:
Estrada de Talaíde, Cruzamento de São Marcos, Pavilhão n.º 4,
2635-631 Rio de Mouro,
Portugal
Horário:
09h00–13h00 / 14h00–17h00