7 dicas para criares um horário de aulas fantástico

por Jo Bryce

Um estúdio de aulas de grupo cheio é o coração da estratégia de retenção dos clubes de sucesso – e tudo começa com um horário sólido. Aqui tens 7 passos simples para criar um horário irresistível.

Um bom planeamento é fundamental para o sucesso do estúdio de um clube, quer se trate de criar Instrutores de topo que possam proporcionar treinos emocionantes, quer se trate de selecionar as aulas que oferece. Isto é especialmente verdade no que diz respeito ao horário – uma peça fundamental do clube que tem o potencial de impressionar (ou deprimir) os teus sócios e potenciais sócios. Dedicar algum tempo a aperfeiçoar o teu horário pode fazer a diferença no desempenho de um clube. Aqui estão 7 maneiras de começar:

1. FAZ AS CONTAS

Para extrair todo o valor do teu estúdio, é importante começar por avaliar o seu desempenho. Como disse o famoso consultor de gestão Peter Drucker: “Não podes gerir o que não medes”. Ao avaliar o estado atual do jogo, podes identificar os pontos fortes e fracos atuais, utilizando-os para informar os teus objetivos de crescimento. Como orientação, os principais operadores de clubes têm como objetivo oferecer aulas (ao vivo + virtuais) durante 60 a 80% do seu horário de funcionamento total (ver exemplo do Gold’s Gym).

Os clubes que não avaliam atualmente a frequência de aulas de grupo podem aproximar-se do seu objetivo multiplicando a média de participantes por aula pelo número de aulas realizadas por semana. Como regra geral, a frequência semanal de aulas de grupo deve ser aproximadamente igual ao número total de sócios (ou seja, um clube com 4.000 sócios deve ter como objetivo 4.000 visitas às aulas por semana). Os principais operadores costumam registar uma frequência semanal no clube que é o dobro do número total de sócios (ou seja, 8.000 visitas no exemplo acima), com o treino em grupo a representar 50% do total de visitas.

Sendo algumas das maiores instalações do grupo nos EUA, os ginásios Gold’s Gym Newburgh e Middletown, em Nova Iorque, são conhecidos por adotarem a inovação para se manterem na vanguarda. O proprietário e sócio-gerente Don Murphy afirma que a vasta gama de programas oferecidos é essencial para o sucesso contínuo do Gold’s Gym: “Todas as pesquisas demonstram que a boa forma física em grupo é a chave para a retenção e a obtenção de referências de sócios. Não é invulgar ver 70 pessoas nas nossas aulas de pico. É a única coisa que penso que muitos operadores do nosso setor têm dificuldade em apreciar plenamente – o enorme impacto que o fitness de grupo pode ter no teu negócio.”

2. QUALIDADE E QUANTIDADE

Tornar o estúdio um elemento fundamental do treino dos teus sócios requer uma variedade suficiente para satisfazer os seus gostos. 64% dos praticantes de exercício físico da Geração Z dizem que gostam de escolher exercícios diferentes, bem como de descobrir novos exercícios. Numa era de escolha sem precedentes, os sócios modernos esperam flexibilidade quando se trata de tomar decisões sobre fitness. De acordo com a Les Mills Group Fitness Management (GFM) – a experiência de formação para garantir o sucesso do estúdio – oferecer 8-12 formatos de aulas únicas no teu horário de aulas de grupo garante uma amplitude de escolha adequada para satisfazer as exigências dos sócios e apoiar os objetivos do teu estúdio.

Mas, como é óbvio, cada operador conhece melhor os seus sócios, por isso o truque é seguir esta orientação e depois prestar muita atenção às estatísticas de frequência das aulas para aperfeiçoar o horário de acordo com o perfil específico dos sócios do teu clube. As instalações mais bem-sucedidas oferecem uma combinação dos 8 principais géneros de aulas em grupo: Força e Pesos, Cardio, Cycling, Boyd & Mind, Artes Marciais, Pilates/Core/Sculpt, Dança e HIIT. O gráfico abaixo ilustra os benefícios de cada género e a forma como estes satisfazem as necessidades de determinados tipos de personalidade dos teus sócios. Isto pode ser utilizado para apoiar a identificação de lacunas e sobreposições no horário.

3. PODER DO PEDAL

Outro critério de desempenho nos clubes mais bem-sucedidos é que o estúdio de cycling deve representar 25% da frequência total de treino de grupo, desde que haja a frequência correta das aulas e um número adequado de bicicletas.

Sara Keller, Diretora de Exercício de Grupo na Brick Bodies, sediada em Baltimore (EUA), alcançou o sucesso do estúdio de bicicletas ao promover uma comunidade super empenhada. “Somos grandes adeptos de desafios no estúdio. Fazemos um desafio de distância no outono, quando a participação tende a diminuir. O cycling sempre foi importante para nós e continuamos a investir nele porque sabemos que é o que constrói a nossa comunidade, e a comunidade é uma grande parte da nossa marca. Ontem, às 6 da manhã, tínhamos 53 ciclistas para uma aula de cycling. Todas as bicicletas disponíveis estavam cheias. Sabemos que 50% da razão pela qual os nossos sócios aparecem é pelo exercício. Os outros 50% são porque apenas querem estar com os seus amigos.”

4. JOGA HORIZONTALMENTE COM O TEU HORÁRIO

A mistura de géneros é fundamental, mas também é importante fornecer a gama certa de horários para satisfazer a necessidade de flexibilidade dos sócios modernos. Analisar o teu horário dia a dia é importante, mas a programação horizontal, em vez de vertical, é onde ganhas. A programação horizontal – como demonstrado no exemplo abaixo – permite-te ser flexível com as tuas faixas horárias e, o que é crucial, alarga o âmbito de quem elas atraem. Se estiveres a programar treinos de força à mesma hora todas as noites, podes estar a perder uma grande parte dos sócios que não podem ir a esse horário, ou outros que só podem ir a esse horário e que frequentariam mais aulas se tivessem opções variadas. Para ultrapassar este desafio, tenta oferecer cada programa principal pelo menos duas ou três vezes por semana, num período de uma a duas horas.

Natasha Vincent, uma apresentadora internacional de fitness e GFM no ginásio Les Mills New Zealand’s Auckland City, explica como abordou as recentes alterações de horários: “Não tocámos em nenhuma das aulas de elevado desempenho. Analisámos tanto o número de turmas como a variedade de programas ao longo da semana.

“Por exemplo, se houver BODYPUMP™ à mesma hora todos os dias, há a possibilidade de trocar uma dessas aulas por outra. Muitos sócios podem apenas poder frequentar o horário das 18:00, por isso queremos garantir que lhes oferecemos variedade no seu treino. Trata-se de olhar para o horário horizontalmente, em vez de verticalmente, e garantir que existem muitas opções – ou seja, o que estamos a oferecer às 18h00 todos os dias da semana? Será que esse sócio vai ter uma boa mistura de estímulos de treino?”

5. DUPLICA A CAPACIDADE COM AULAS EXPRESSO

As pessoas ocupadas precisam de treino que se adapte aos seus horários apertados, por isso não é de surpreender que as aulas expresso estejam a tornar-se mais populares à medida que o ritmo de vida continua a acelerar. Pensar fora do horário padrão de 45 ou 60 minutos pode abrir oportunidades para ganhar novos participantes em aulas com formatos expresso de 30 minutos.

Por vezes, programar estas aulas consecutivas em vez de aulas mais longas pode aumentar drasticamente a capacidade e permitir-te envolver mais sócios. Apoiar os pais com pouco tempo com opções expressas que se enquadram nas horas de saída ou de recolha da escola permite-lhes tirar o máximo partido das suas inscrições, enquanto as aulas expressas do meio-dia são um sucesso para os sócios que trabalham na sua pausa para almoço.

As aulas expresso também têm potencial para atrair e integrar novos sócios, sendo o seu formato pequeno ideal para dar as boas-vindas a novas caras no clube para experimentarem o ambiente com um treino de teste. Da mesma forma, as aulas rápidas constituem a oportunidade perfeita para fazer a transição dos adeptos do fitness digital para o ambiente ao vivo: estudos revelaram que 35% dos americanos frequentam agora regularmente uma aula que descobriram online. Muitos dos principais clubes incentivam as referências de sócios oferecendo aulas gratuitas de experimentação para os seus amigos, dando-lhes a oportunidade de partilhar uma experiência de fitness social num ambiente de aula divertido.

6. PENSA FORA DO PEAK

Apoiar os teus horários de peak ao vivo com aulas virtuais é uma excelente forma de reforçar o teu horário e otimizar a utilização do teu estúdio para o objetivo de 60-80%, sem necessidade de pagar mais aos instrutores para preencherem os horários mais calmos.

O virtual também pode ser uma porta de entrada no estúdio para aqueles que são novos no treino em grupo e querem encontrar o seu lugar longe da intensidade de uma aula em horário nobre. Para identificar a capacidade dos treinos virtuais nas tuas instalações, a Les Mills criou uma calculadora Virtual RoI, concebida para medir o valor acrescido que o Virtual pode oferecer ao teu clube.

Troy Morgan, CEO do Willows Health Group, instalou o Les Mills Virtual para apoiar o crescimento e a otimização do estúdio. “O que descobrimos é que o Virtual traz muitas pessoas novas para o fitness em grupo, que ainda não estavam habituadas à experiência presencial”, afirma Troy.

“A chave é incorporar o Virtual na tua oferta global e transmitir claramente de que forma complementa o que os teus sócios e o teu pessoal já estão a fazer. Uma comunicação clara é essencial para aliviar o medo entre os instrutores de aulas de grupo de que eles ficarão sem emprego – essa é a última coisa que gostaríamos que acontecesse!”

Troy diz que a Willows já está a colher os frutos do crescimento: “Temos 22 bicicletas no nosso estúdio de cycling e nos primeiros cinco meses desde a implementação do LES MILLS Virtual, as visitas cresceram 26%. Por isso, vai ser muito interessante ver o que acontece a longo prazo, agora que também adicionámos recentemente o Virtual ao nosso estúdio principal para 30 pessoas.”

7. MANTÉM O TEU HORÁRIO ATUALIZADO

Um horário bem selecionado e um estúdio bem concebido são componentes vitais para o sucesso de um estúdio, mas são as aulas que vão acelerar o ritmo dos sócios – em todos os sentidos. O sócio moderno procura variedade, por isso, dar regularmente uma nova vida ao teu horário com uma programação fresca e atualizada é essencial para criar um burburinho e impulsionar o envolvimento. A Coleção Les Mills Limited Edition oferece uma programação de tendência – abrangendo categorias chave como força e tonificação – que é fácil de lançar e extremamente popular. Os clubes líderes em todo o mundo estão a colher os frutos destes programas, sendo que muitos utilizam os formatos inovadores para gerar rendimentos extra.

O clube holandês Lifestyle and Health Club Magic lançou recentemente o LES MILLS STRENGTHDEVELOPMENT™ – um treino de musculação com base científica concebido para ajudar os sócios a melhorar a potência, a aprender a técnica correta e a ganhar confiança geral no treino de força, tanto no estúdio como no ginásio.

O fundador Scott Elder está a utilizar o programa para proporcionar uma experiência de treino privada e exclusiva aos sócios, que pagam um suplemento de 249 euros por curso para além das taxas de adesão. Scott diz que a componente de treino em grupo na própria sala do ginásio proporciona aos participantes uma experiência elevada que combina o melhor do PT e do treino de grupo para os fazer regressar. “O STRENGTH DEVELOPMENT é ministrado com um máximo de 12 participantes por turma”, afirma Scott. “Assim, podemos personalizar o treino com base nas necessidades de cada participante. Além disso, é um excelente complemento para o clube, que cria um burburinho entre os sócios e gera mais receitas.”

Morada:
Estrada de Talaíde, Cruzamento de São Marcos, Pavilhão n.º 4,
2635-631 Rio de Mouro,
Portugal

Horário:
09h00–13h00 / 14h00–17h00